O valor do design

Saiu publicado no site do Globo um post muito interessante no blog de Sergio Malta, Sergio Malta - economista, administrador e dirigente do Sebrae/RJ - sobre como o design agrega valor aos produtos.
Ao comentar o post, observamos que vale acrescentar, já que falamos de empresas e design agregando valor, da importância em valorizar o design da arquitetura promocional quando uma empresa se apresenta em feiras de negócios, já que o estande passa a ser nestes momentos o que materializa o espaço de relacionamento direto entre ela e seus clientes, potenciais clientes, e outras empresas.
http://oglobo.globo.com/blogs/espempreendedor/#283060

"Que o design agrega valor aos produtos é senso comum. Mas alguns empreendedores ainda têm dúvidas sobre a relação das pequenas empresas com o design. Investir em design é algo que possa fazer parte da realidade dos pequenos empreendimentos? As pequenas não só podem, como devem, investir em design, que, certamente, passa a ser um diferencial para negócios de menor porte.
(...)
Não é à toa que muitos grupos produtivos que expõem suas peças na Rio-à-Porter passam por oficinas de design. É sempre bom conhecer as tendências, tornar o produto mais adequado ao gosto do público... é isso que faz a diferença, é isso que vende.
Além de o design ser um diferencial para os pequenos negócios brasileiros, o próprio segmento de design gera negócios. Um evento que é realizado na Itália nesta semana dá a dimensão correta de como esse segmento vem sendo valorizado – no Brasil e no exterior.
Entre 13 e 19 de abril, é realizada, em Milão, a mostra Rio + Design 2010, que tem o objetivo de divulgar o trabalho de designers fluminenses e reunir, em um só local, produtos que aliam tecnologia e criatividade. Pelo segundo ano seguido, estarão presentes obras, objetos e projetos gráficos com o objetivo de incrementar os negócios do segmento em 20%.
Um dos principais focos da mostra é o design gráfico. Serão expostas peças premiadas no Brasil, como o cardápio da cervejaria Devassa, um dos vencedores do Prêmio de Excelência Gráfica Werner Klatt. Além disso, também serão apresentadas peças que aliam design e sustentabilidade, como bijuterias e um pen-drive de madeira, da Tátil.
(...)
A mostra não apenas garante a geração de negócios para os empreendedores brasileiros do segmento de design, como também fortalece a importância do design para o desenvolvimento dos produtos. Além disso, é uma oportunidade para que os profissionais brasileiros façam um intercâmbio de ideias e técnicas, o que certamente contribuirá para agregar valor a produtos de empreendimentos de outros setores da economia nacional."
post trechos extraídos do blog Espaço Empreendedor - enviado por Sergio Malta - 11.4.2010  21h37m.

No hay comentarios: