ECOCIDADE

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) acaba de concluir estudo sobre pavimento permeável – tipo de piso que permite a infiltração de água para o solo – e lança cartilha com orientações para profissionais sobre “Melhores Práticas – Pavimento Intertravado Permeável”. O manual serve de referência para a normatização deste tipo de pavimento. A técnica, usada há mais de trinta anos em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, é uma das ferramentas que pode ajudar no combate às enchentes nos centros urbanos. O Manual está disponível no site http://www.solucoesparacidades.org.br/ para download na área de mobilidade.
fonte: http://www.vitruvius.com.br/jornal/news/read/650
............................................
A Masquatro Editora informa o lançamento de seu último livro intitulado "Sustentabilidade em urbanizações de pequeno porte". O livro descreve em detalhe como aproveitar as condições ambientais para fazer urbanizações sustentáveis usando tecnologia adequada.
Ficha técnica:
Sustentabilidade em urbanizações de pequeno porte
MASCARÓ, Juan Luis (org.)
Porto Alegre: Masquatro Editora
2010, 167 páginas, il.
ISBN: 978-85-99897-08-9
.............................................
A partir de 2012, os proprietários de imóveis que investem em ações sustentáveis terão descontos no IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) em Guarulhos, na Grande São Paulo. O desconto será de até 20% no imposto para quem implantar duas ou mais das seguintes medidas: uso de aquecimento solar, captação de água de chuva, reuso da água, coleta seletiva de lixo, sistema natural de iluminação, construção com materiais sustentáveis e telhado verde (gramado).
Os abatimentos serão de até 5% para os imóveis residenciais ou comerciais construídos, que tenham árvores na calçada, no terreno, quintal gramado ou de terra. Os interessados nos descontos do “IPTU Verde” devem comparecer às unidades do Fácil (unidade de multiatendimento público) para solicitar a vistoria, ainda em 2011.
............................................



No hay comentarios: