A maioria das pessoas interessadas em proteger o meio ambiente conhece a importância da reciclagem para a redução da quantidade de lixo dos aterros sanitários.
Mas para quem não tem ideia do valor de muitos materiais que vão parar na lata do lixo, as ações que buscam criar consciência sobre a reciclagem são muito importantes.
Para mostrar aos cidadãos da cidade de Córdoba, no interior da Argentina, quais são esses materiais e promover sua separação, o estudo de design Designo Patagonia criou esta instalação urbana, inspirada no videogame Tetris.
Trata-se de um conjunto de cubos de ferro e vidro que são empilhados de diferentes formas, permitindo que as pessoas interajam com eles. Em seu interior, foram colocados papel, latas, PET, vidro, nylon, embalagens longa vida, isopor e alumínio descartados, com o objetivo de despertar a reflexão dos passantes.
Os objetos foram recolhidos pela empresa estatal Córdoba Recicla Sociedad del Estado, responsável pela coleta de resíduos domiciliares na cidade.
Segundo a Designo Patagonia, cerca de 30% da população está participando do programa de coleta seletiva da empresa. Os materiais recicláveis são levados para as unidades de tratamento, onde são manipulados por cooperativas de catadores de papel para retornar ao mercado.
Um dos objetivos da instalação é fazer com que mais pessoas aprendam que tipos de materiais podem ser separados e participem do programa.
fontehttp://blogs.discoverybrasil.uol.com.br/treehugger

Por Paula Alvarado, Buenos Aires

No hay comentarios: